QUEM SOMOS
Somos um grupo que espontaneamente foi nascendo, partindo de dois desejos em comum: aprofundar os estudos sobre o pensamento de Winnicott e difundir suas idéias.

Mais que desejos, tínhamos uma necessidade premente: buscar referências para uma clínica psicoterápica e psicanalítica que demanda, cada vez mais, novos recursos.

Foi natural que esta necessidade e estes desejos fossem nos conduzindo para uma aproximação em torno de José Outeiral. Um psicanalista com uma história que se confunde com a própria história de Winnicott no Brasil, e certamente também entrelaçada à história de Winnicott na América Latina. Um homem que fez questão de dividir seus conhecimentos, suas inquietações, sua criatividade e seus projetos com os amigos. Aliás, um mestre que, com muita facilidade, transformava um aluno em amigo.

Tivemos imensa sorte de viver no mesmo tempo e no mesmo espaço que Outeiral. Não que a distancia fosse problema, pelo Brasil inteiro surgiram grupos de Seminários idealizados e coordenados por ele. Bem, mas gostávamos de imaginar que ele estava por perto…

Ganhamos consistência com a experiência de estudar junto, mas também somamos muito através do trabalho. Trabalho inventivo, mas também braçal; cheio de inspiração, mas também de transpiração.

Com a convivência e a satisfação de vermos diversos projetos realizados, nasceu a idéia de nos organizar como um grupo, compor e rabiscar um esboço de identidade. Nosso objetivo era de apenas delinear um tênue limite que proporcionasse espaço e que garantisse elasticidade para seguirmos criando e executando com liberdade…

Desde então, somos os Seminários Winnicott- POA, a Comissão Editorial da Revista Rabisco, somos grupos de estudos e, por vezes, membros das Comissões Organizadoras de Encontros Latino-Americanos e Brasileiros sobre o Pensamento de D. W. Winnicott. Independentes, não institucionalizados, sustentando uma autonomia, que pode ser incômoda, mas que é fundamental.

Conscientes da ousadia, em 2014, estamos dando andamento a um novo projeto, o I Encontro Gaúcho sobre o Pensamento de D. W. Winnicott, que será um marco na história da presença das idéias de Winnicott no Rio Grande do Sul.

O grupo Seminários Winnicott – POA seguirá criando oportunidades de estudo, de divulgação, promovendo pequenos e grandes eventos. A criação deste site é mais um gesto na direção de quem se interessa pela obra de Winnicott, mais um espaço para a difusão e desenvolvimento das suas idéias.

Mas o que há de mais surpreendente, e até a pouco tempo impensável, é estarmos, hoje, movidos por uma nova necessidade e por um novo desejo: manter vivo, não apenas o pensamento do psicanalista britânico, mas também as grandes contribuições de José Outeiral.


Fundadores

Adriana Mendonça
Beatriz Borges Fortes
Cleon Cerezer
Denise Martinez Souza
Jairo Treiguer
Juliana Fischer
Luiza Moura
Marcia Zart
Michele Reghelin
Stela Vieira dos Santos


Integrantes Atuais

Adriana Mendonça
Beatriz Borges Fortes
Cleon Cerezer
Denise Martinez Souza
Jussara Ramos Zanetti
Juliana Fischer
Luiza Moura
Marcia Zart
Michele Reghelin
Stela Vieira dos Santos